sexta-feira, 14 de março de 2014

Lista das coisas positivas

Já o sabia e já tinha feito o teste... Reforçar os comportamentos positivos e desvalorizar os negativos dá resultado. Está comprovado por esta mãe que experimenta todos os métodos e mais alguns e que tem aprendido bastante com a tentativa/erro.
Apesar da idade do rapazola continua a fazer sentido as listas e os pontos. Não sei porquê (ou até sei), mas a verdade é que funciona mesmo.

Então, agora, tenho um caderninho que anda sempre comigo e tudo o que o meu filho faz bem feito, ou que faz por iniciativa própria tem direito a 1, 2 ou 3 pontos consoante a importância da ação. Todas as coisas bem feitas lá vão parar. O que faz de mal não entra e o que tenta fazer e mesmo assim não consegue também tem direito a pontuação.

Nem imaginam, o que tem sido.... a motivação, a vontade... é incrível como está a ser eficaz.

Deixo-vos dois exemplos:

1º No Sábado de manhã deixei-lhe a tarefa de arrumar o quarto. Expliquei-lhe como o devia fazer, os sítios mais críticos, ao que devia ter atenção cuidada, tudo.... quando fui ver... o quarto apesar de mais arrumado, não estava em condições nem sequer bem limpo. Mandei-o limpar e arrumar tudo novamente. Expliquei-lhe a necessidade da organização e da limpeza pela milésima vez, disse que teria que ficar impecável ou começaria do inicio.
Ficou impecável. Limpou, arrumou, organizou... impecável. Recebeu 3 pontos pelo que fez bem e não se falou mais no que fez mal. Resultado ficou todo orgulhoso pelo que conseguiu e já me disse que amanhã vai repetir a limpeza do quarto.

2º Os horários lá em casa são para cumprir... Mas não é fácil como todos sabemos. Então ultimamente o meu filho tem tido muitos mais para cumprir. O ultimo foi ontem. Estava exausta e fui deitar-me primeiro que ele. Disse-lhe: " Podes ver um pouquinho mais de televisão mas à hora Y, tens que ir para a cama. Já sabes se cumprires amanhã podes ver televisão mais meia hora".
Acreditam que cumpriu à risca? Tem sido assim com os últimos horários a cumprir. Hoje dei-lhe mais um horário para cumprir. Disse-lhe que estava a ver que ele era mesmo bom a cumprir horários. Que maravilha ficou radiante. 

Sinto que cada passo destes é uma conquista, uma conquista para a sua auto estima e para a motivação. E eu? E o pai? Nós sentimo-nos tão bem. Quase que em PAZ, acreditamos que as coisas estão a acalmar. Nós continuamos a aprender mas estamos no bom caminho.
Vamos um dia de cada vez, e estes são pequenos passos para tornar o nosso caminho menos difícil.

Aproveitem a dica, pode ser útil. Se ainda não experimentaram, experimentem pode ser que ajude.



2 comentários:

  1. Olá! isso é fundamental. Uso esse sistema com os meus miúdos e em especial com o mais velho é um aliado precioso para o levar a cumprir as suas responsabilidades e fazer terminar as suas tarefas! Já o descrevi em pormenor com exemplos concretos no meu blogue.
    Só tenho pena que esse trabalho que nós pais/mães fazemos com eles em casa, não tenha seguimento nas escolas...

    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Teresa, é isso mesmo que sinto. Nós em casa tentamos de tudo para ajudar os nossos filhos e depois na escola é o que sabemos. Uns professores até são bons e esforçam-se e depois há os outros que nem vale a pena mencionar....
      Uma abraço

      Eliminar