sexta-feira, 7 de março de 2014

O Relógio

Já cá faltava ... mais uma vez o meu rapaz perdeu o relógio.

Felizmente a avó encontrou-o e do mal o menos.

Para dizer a verdade não sei se ele já deu por ela e não me contou ou se nem deu por ela e nunca mais se lembrou.

Hoje vou-lhe fazer um teste. Vou-lhe perguntar. Para não me exaltar, para não me enervar e sair fora da linha que tenho tentado manter, já delineei na minha cabeça as opções:

1- Ele conta-me que perdeu o relógio e eu disponibilizo-me para o ajudar a procurar reforçando-lhe maaaaiiissss uma vez a necessidade de tomar conta das coisas dele (Esta é de resto a opção mais feliz mas receio que não seja o que vai acontecer).

2- Ele não assume que perdeu o relógio (arranja 1001 desculpas) e eu tenho que lhe dizer que sei que ele o perdeu e que lamento que continue a não confiar em mim e que essa não é a atitude correta.

3- Inventa outra qualquer mentira e eu "passo-me" completamente da cabeça mas tenho que respirar fundo e perceber que se me descontrolar vou continuar a agravar a situação.

4- Esqueço tudo o resto e prego-lhe 3 tabefes (Estou a brincar! Calma... :))

Certamente há muito mais hipoteses e arrisco-me a dizer que tenho uma leve esperança que ele opte pela primeira opção, assim como assim, o melhor é não criar demasiadas expectativas para depois não me desiludir. Seja qual for a escolha do meu filho, tenho que me tentar manter o mais calma possível.

Vamos ver, segundo a vossa experiência qual seria a opção dos vossos filhos? E a vossa atitude? O traçar vários cenários possíveis tem sido uma das minhas estratégias para me controlar melhor. Digamos que assim já sei com o que contar e consigo antecipar algumas decisões. E vocês têm alguma estratégia que possam partilhar?

Depois digo como correu...

3 comentários:

  1. Uma coisa que aprendi e agora ponho sempre em prática. Se puder evitar que ele me minta, evito sempre! O ciclo mentir, zangarmo-nos,faze-los sentir-se humilhado porque foi descoberto. Não ajuda nada.
    Logo o que eu faria era: Dizer algo como, Perdeste o relógio. Queres contar-me quando é que isso aconteceu, para ver se arranjamos os dois estratégias para que estas coisas não andem sempre a acontecer.
    Nota_ O meu filho tem PHDA, mas raramente perde alguma coisa. Em contra partida eu e a minha filha passamos a vida a perder coisas. Guardas chuvas, carteiras, telemoveis, lapis, canetas cadernos...

    ResponderEliminar
  2. O Rafa nunca sabe onde estão as coisas, embora normalmente não as perca - só não sabe onde as coloca. Mas quando perde alguma coisa ou vem ter comigo e conta logo ou nem sequer dá conta do que perdeu. Eu costumo controlar-me bem, raramente faço disso batalha, trabalho como ele é no sentido de lhe dar dicas para que consiga controlar as coisas dele, por exemplo «guardar as coisas sempre nos sítios determinados, o cartão da escola tem de estar sempre junto à caixa dos óculos ou na prateleira dos cadernos, relógio e telemovel na secretária, etc. Nem sempre resulta mas pelo menos quando me vem dizer que não sabe de algo, eu obrigo-o a procurar nos tais sítios e faço-o entender que é mais fácil se todos arrumar-mos as nossas coisas nos sítios certos :)

    Teresa

    ResponderEliminar